quinta-feira, 14 de julho de 2016

Evangelho do Dia (14/07/2016)



Evangelho do Dia (14/07/2016) - Mt 11, 28-30*:

"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e vos darei descanso. Tomai meu jugo e aprendei de mim, que sou tolerante e humilde de coração; e encontrareis repouso para vossas vidas, pois meu jugo é suave e minha carga, leve".

Neste Evangelho aprendemos que não é só os animais, mas também os seres humanos que carregam o jugo como marca da escravidão. O humilhado é aquele que sofre a opressão e tem que carregar o jugo dos malvados, sem com isso, recorrer à violência, confiando em Deus, e esperando a justiça. De carga em carga expandem o Reino. Jugo era uma peça feita de madeira que era utilizada para unir dois bois, para que andassem no mesmo compasso enquanto puxassem o arado ou uma carroça. Também conhecido como canga ou junta de bois. Na época de Jesus era um jugo curvo de madeira, apoiado com almofadas sobre os ombros, que servia para transportar cargas equilibradas. O jugo que Jesus impõe, aceito com amor e levado com sua ajuda, é leve. É leve pois o ensino de Jesus é contrário ao dos doutores da lei e dos escribas, por serem orgulhosos, distorcem e transgridem a lei. O jugo de quem segue a Jesus vem acompanhado da promessa do repouso. Havendo repouso, haverá ainda mais vontade para se caminhar e fazer o Reino acontecer.

Emerson Sbardelotti

* A BÍBLIA - NOVO TESTAMENTO. São Paulo: Paulinas, 2015.

** Arte: Luís Henrique Alves Pinto (MG).

Nenhum comentário: