quarta-feira, 20 de julho de 2016

DIÁRIO DE BORDO: ROMARIA DOS MÁRTIRES DA CAMINHADA LATINO-AMERICANA - 16 E 17/07/2016 - RIBEIRÃO CASCALHEIRA - MT

DIÁRIO DE BORDO: ROMARIA DOS MÁRTIRES DA CAMINHADA LATINO-AMERICANA - 16 E 17/07/2016 - RIBEIRÃO CASCALHEIRA - MT.



Estive em Ribeirão Cascalheiras-MT para participar da Romaria dos Mártires da Caminhada Latino-Americana. Fui no ônibus das CEB'S da Arquidiocese de São Paulo. Uma galera divertidíssima. Foram 30 horas para ir e 30 horas para voltar, fomos tocando violão e cantando aquelas que ninguém toca e canta mais...mas... cheguei inteiro.Cheguei às 8 horas da manhã na praça da Igreja São João Batista, onde todos os romeiros iriam chegar e se reunir. 
Foi muito legal rever amigos e amigas.
Depois fui para a escola e estendi minha rede, presente que ganhei lá em São Bernardo-MA.
Foram dias de oração, de luta e troca de experiências. 
Conversei com muita gente que nestes 40 anos viveram uma espiritualidade pé no chão, que resistiram a muitas tempestades.
Abracei muitas pessoas, e fui abraçado. Me emocionei com o carinho de tantas pessoas.
Abracei o índio Guarani Kaiowá, que traz em seu peito uma "bala" alojada do lado do seu coração, e que passa imensas necessidades com sua família...que não consegue andar direito, que não pode fazer operação para tirar a "bala", que está ameaçado de morte por defender o seu povo, e que me ensinou que o importante da vida é lutar por ela, para viver com dignidade.
Conversei com os Xavantes, ouvi o clamor que brota do coração deste povo guerreiro. Me emocionei novamente pois reencontrei um dos índios que me recebeu na aldeia deles quando ali estive em 2003.
Revi o amigo e irmão Zeca Terra e o Chico Machado...profetas da esperança.
Conheci jovens que foram visitar a barraquinha da Identidade Pejoteira que vendia seus produtos e também um livrinho meu. Que satisfação abraçar, autografar e tirar fotos com a galera ali presente. Que lindo ouvir de suas bocas: nossa...que camisas bonitas...
Depois participei da roda de conversa e também de um momento da Pastoral da Juventude onde pude rever muita gente querida...os abraços foram inúmeros.
A noite ao redor da fogueira e com as velas acesas, vi, emocionado, meu querido amigo e irmão Pedro Casaldáliga, em sua cadeira de rodas se aproximar para a oração. Não tirei nenhuma foto, pois já o tinha visto na casa paroquial...nada falamos um para o outro...apenas nos olhamos...e segurei nas suas mãos...tudo o que precisava ser dito...foi dito e guardado no coração.
Em caminhada cantei com Zé Vicente e outros camaradas que animavam a romaria. Dizem que tinha quase 15 mil pessoas...em meu coração eu sentia muito mais. E como cantaram bonitas aquelas vozes todas. Em sintonia com a causa dos pobres e do Reino.
No domingo, celebramos juntos a vida dos Profetas do Reino. Me lembrei de pessoas queridas que estão passando por momentos difíceis...essa celebração foi para vocês. O Pedro estava lá...sufocado pelos curiosos e fãs que não paravam de tirar fotos, apesar dos apelos do padre Mirim. Brasileiro sempre quer levar para casa uma lembrança. Quando ele passou por mim, me deu um tchau, me viu, sorriu, isso valeu...não precisei tirar foto nenhuma.
Retornei para São Paulo com a certeza que temos muito o que fazer pelas causas do Reino da Vida. 
Em meu coração não esqueci de nenhum nome que amo.

19 de julho de 2016

Foto de Emerson Sbardelotti

Em tempo: por essa razão minhas reflexões do Evangelho do Dia não foram postadas, pois estava vivendo essa experiência profunda no solo sagrado e vermelho de Ribeirão Cascalheira. 

Nenhum comentário: