segunda-feira, 11 de julho de 2016

Evangelho do Dia (11/07/2016)



Evangelho do Dia (11/07/2016) - Mt 10,34 - 11,1*:

"Não penseis que vim trazer paz à terra: não vim trazer paz, mas espada. De fato, vim desunir o homem de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra; e, assim, os inimigos de uma pessoa serão os de sua própria família. Aquele que ama o pai ou a mãe mais que a mim não é digno de mim; aquele que ama o filho ou a filha mais que a mim não é digno de mim; e quem não pega sua cruz e me segue não é digno de mim. Aquele que encontra sua vida a perderá, e quem perde sua vida por mim a encontrará. Aquele que vos acolhe a mim acolhe, e quem me acolhe, acolhe aquele que me enviou. Quem acolhe um profeta na qualidade de profeta terá recompensa de profeta; quem acolhe um justo na qualidade de justo terá recompensa de justo; e quem der de beber um simples copo de água fresca a um desses pequenos por sua qualidade de discípulo, eu vos asseguro, não perderá sua recompensa.
Quando Jesus terminou de dar instruções a seus doze discípulos, partiu dali, para ensinar e pregar por aquelas cidades".

No Evangelho de hoje, Jesus deixa claro que o caminho para a paz passará pelo conflito, por controvérsias, até que se estabeleça o reino pacífico de Deus. A lealdade a Jesus e a missão que ele propõe deve estar acima de qualquer coisa, inclusive dos laços familiares.Não há outro caminho para a salvação que não aquele que passe pela cruz. É a certeza que Jesus de Nazaré oferece aos seus discípulos e a nós hoje. Negar a cruz é negar o próprio Jesus e todo o projeto de vida que ele representa. Arriscar tudo enquanto discípulos missionários por causa d'Ele é encontrar-se com a Vida. Ser profeta, ser justo, são requisitos para a missão. Fica claro que se assumir essa missão, não há de se querer privilégios ou qualquer tipo de reconhecimento pelo serviço oferecido, a recompensa já estará garantida. Saber acolher a Boa Nova é pegar a cruz e seguir.

Emerson Sbardelotti

* A BÍBLIA - NOVO TESTAMENTO. São Paulo: Paulinas, 2015.

**Arte: Luís Henrique Alves Pinto (MG).

Nenhum comentário: