quinta-feira, 21 de julho de 2016

E TODO O RESTO ACONTECE...



E TODO O RESTO ACONTECE...

Olhando as fotos que tiraram de D. Pedro Casaldáliga, e que postam nas redes sociais, fiquei tocado, como estou agora, enquanto escrevo estas rápidas palavras, por causa de sua fragilidade teimosa e de sua estética evangélica (estar no meio daquele povo todo); porém, eu não tirei nenhuma com ele, nem dele, mas guardo vivo na memória e no meu coração (que batia mais acelerado do que o normal) e para o resto da minha vida, o nosso encontro na casa paroquial, ele me reconheceu; em seu olhar me chamou pelo apelido carinhoso que me deu quando eu era ainda jovem militante da PJ: Divino Impaciente; Pedro é assim, quando ama alguém ele apelida. 
Em nosso aperto de mão, não falamos nada, apenas nos olhamos e tudo foi dito, tudo foi conversado, colegialmente combinado. 

Há muito a se fazer pela defesa da vida!
Naquele aperto e naquele olhar amoroso de avô, pai, irmão, amigo e companheiro de caminhada, ouvi em meu coração ele dizer: "Ser amável com todos é mais fácil, mais cômodo, que ser honestamente profético com todos. Amar é também incomodar". Ninguém ouviu, só eu e ele. 
Me levantei, sorri e me retirei, com o coração cheio de nomes e os olhos cheios de lágrimas de alegria, teimosia e fiel esperança. 
Ser Profeta do Reino, ser Poeta da Gente é gritar com os olhos...e todo o resto acontece...
E sozinho comecei a cantar um antigo poema que Pedro compôs e frei Mingos musicou:


"Somos um povo de gente, somos o povo de Deus. Queremos terra na terra, já temos terra nos céus...
Queremos plantar a roça onde plantamos o amor. Lavrador, a terra é nossa, de um afã e um só Senhor...
Retirantes, chega o dia de assentar o pé no chão:com fé em Deus e teimosia e na força da união...
Temos braços e esperança, somos gente, hoje, aqui! Se a pobreza é nossa herança, na justiça está o porvir...
Conhecemos a verdade e sabemos ver e amar. E exigimos liberdade pra viver e melhorar... 
Conhecemos a verdade e o direito de ser mais. E exigimos igualdade, terra e casa, mesa e paz...
Lavradores, vida nova! Gente unida em mutirão! Gente unida a toda prova, de uma fé um coração...
Essas matas pra lavoura, água clara, puro o ar. Mão na enxada e pé na espora e um bom céu para esperar...".


21 de julho de 2016

* Foto: Emerson Sbardelotti - Santuário dos Mártires da Caminhada Latino-Americana - Ribeirão Cascalheira - MT.

Nenhum comentário: