A PRÁTICA LIBERTADORA DE JESUS
UMA TENTATIVA DE DESCOBRIR NOSSAS ORIGENS:
1.1. Levantamento da história do grupo de base.
1.2. Cada participante fala o que sabe das suas origens, dos seus antepassados.
1.3. Quem é você e como chegou até aqui?
INTRODUÇÃO:
2.1. Quem é Jesus para Marcos, Mateus, Lucas e João?
2.2. Como Jesus é apresentado para nós?
2.3. Um novo jeito de entender a terra,o povo e a proposta de Jesus.
2.4. CHAVE DE LEITURA:
· Jesus se apresenta com sua mensagem ao povo.
· Jesus se coloca ao lado dos excluídos do sistema.
· Jesus nega e combate as divisões criadas pelos seres humanos.
· Jesus combate os males que estragam a vida humana.
· Jesus desmascara a falsidade dos grandes.
· Jesus propõe uma nova ordem.
· Obediente até a morte, Jesus revela o rosto do Pai.
AS MULHERES E JESUS DE NAZARÉ – Mc 7, 24-30 e Lc 15,8-10
3.1. Recontar e memorizar os textos.
3.2. Comentar qual a relação JUDEUS X GENTIOS?
3.3. Como apresentar os textos na plenária?
JESUS E A RELIGIÃO – Mt 21, 23-46 e Mc 12,13-17
4.1. Recontar e memorizar os textos.
4.2. Comentar a relação JESUS X SADUCEUS X FARISEUS!
4.3. Como apresentar os textos na plenária?
JESUS E O TEMPLO – Jo 10, 22-39 e Mc 11, 15-17
5.1. Recontar e memorizar os textos.
5.2. Qual é o posicionamento de Jesus em relação ao Templo? É opressão ou salvação?
5.3. Como apresentar os textos na plenária?
JESUS E OUTROS GRUPOS SOCIAIS – Mc 2, 13-17 e Lc 10, 25-37
6.1. Recontar e memorizar os textos.
6.2. Em que sentido o sacerdote e o levita satisfazem sua própria consciência mas não amam a verdade?
6.3. Hoje em dia os “pecadores” são discriminados? A quem discriminamos? Por quê discriminamos?
6.4. Como apresentar os textos na plenária?
JESUS E OS DISCÍPULOS – Mc 4, 27-38 e Jô 13, 1-20
7.1. Recontar e memorizar os textos.
7.2. Qual a relação JESUS X DISCÍPULOS/AS?
7.3. Como apresentar os textos na plenária?
QUESTÕES REFERENTES À TODOS OS GRUPOS DE TRABALHO:
A) Como os textos estudados ajudam a compreender a nossa realidade hoje?
B) Quem somos? Quem sou?
C) De onde viemos? De onde vim?
D) Qual a nossa identidade? Qual é a minha identidade?
E) Que mensagem libertadora podemos/posso tirar desse estudo?
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
· BÍBLIA DO PEREGRINO, Paulus, 2003.
· BÍBLIA DE JERUSALÉM, Paulus, 2003.
· TEB, Loyola, 1996.
· A PRÁTICA LIBERTADORA DE JESUS, Carlos Mesters, CEBI
· COM JESUS NA CONTRAMÃO, Carlos Mesters, Paulinas
· JESUS SEGUNDO O JUDAÍSMO, Vários, Paulus, 2002
· COMO LER OS EVANGELHOS, Paulus
· JESUS, SUA TERRA, SEU POVO, SUA PROPOSTA,ACO, 1988
UMA TENTATIVA DE DESCOBRIR NOSSAS ORIGENS:
1.1. Levantamento da história do grupo de base.
1.2. Cada participante fala o que sabe das suas origens, dos seus antepassados.
1.3. Quem é você e como chegou até aqui?
INTRODUÇÃO:
2.1. Quem é Jesus para Marcos, Mateus, Lucas e João?
2.2. Como Jesus é apresentado para nós?
2.3. Um novo jeito de entender a terra,o povo e a proposta de Jesus.
2.4. CHAVE DE LEITURA:
· Jesus se apresenta com sua mensagem ao povo.
· Jesus se coloca ao lado dos excluídos do sistema.
· Jesus nega e combate as divisões criadas pelos seres humanos.
· Jesus combate os males que estragam a vida humana.
· Jesus desmascara a falsidade dos grandes.
· Jesus propõe uma nova ordem.
· Obediente até a morte, Jesus revela o rosto do Pai.
AS MULHERES E JESUS DE NAZARÉ – Mc 7, 24-30 e Lc 15,8-10
3.1. Recontar e memorizar os textos.
3.2. Comentar qual a relação JUDEUS X GENTIOS?
3.3. Como apresentar os textos na plenária?
JESUS E A RELIGIÃO – Mt 21, 23-46 e Mc 12,13-17
4.1. Recontar e memorizar os textos.
4.2. Comentar a relação JESUS X SADUCEUS X FARISEUS!
4.3. Como apresentar os textos na plenária?
JESUS E O TEMPLO – Jo 10, 22-39 e Mc 11, 15-17
5.1. Recontar e memorizar os textos.
5.2. Qual é o posicionamento de Jesus em relação ao Templo? É opressão ou salvação?
5.3. Como apresentar os textos na plenária?
JESUS E OUTROS GRUPOS SOCIAIS – Mc 2, 13-17 e Lc 10, 25-37
6.1. Recontar e memorizar os textos.
6.2. Em que sentido o sacerdote e o levita satisfazem sua própria consciência mas não amam a verdade?
6.3. Hoje em dia os “pecadores” são discriminados? A quem discriminamos? Por quê discriminamos?
6.4. Como apresentar os textos na plenária?
JESUS E OS DISCÍPULOS – Mc 4, 27-38 e Jô 13, 1-20
7.1. Recontar e memorizar os textos.
7.2. Qual a relação JESUS X DISCÍPULOS/AS?
7.3. Como apresentar os textos na plenária?
QUESTÕES REFERENTES À TODOS OS GRUPOS DE TRABALHO:
A) Como os textos estudados ajudam a compreender a nossa realidade hoje?
B) Quem somos? Quem sou?
C) De onde viemos? De onde vim?
D) Qual a nossa identidade? Qual é a minha identidade?
E) Que mensagem libertadora podemos/posso tirar desse estudo?
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
· BÍBLIA DO PEREGRINO, Paulus, 2003.
· BÍBLIA DE JERUSALÉM, Paulus, 2003.
· TEB, Loyola, 1996.
· A PRÁTICA LIBERTADORA DE JESUS, Carlos Mesters, CEBI
· COM JESUS NA CONTRAMÃO, Carlos Mesters, Paulinas
· JESUS SEGUNDO O JUDAÍSMO, Vários, Paulus, 2002
· COMO LER OS EVANGELHOS, Paulus
· JESUS, SUA TERRA, SEU POVO, SUA PROPOSTA,ACO, 1988
Emerson Sbardelotti
Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
* foto de Valcey Capixaba *
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