quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Evangelho do Dia (10/08/2016)



Evangelho do Dia (10/08/2016) - Lourenço, diácono dos pobres, mártir, séc. 3. Frei Tito, mártir da justiça, Brasil - Jo 12, 24-26*:

"Asseguro-vos que, se o grão caído na terra não morrer, ficará só; se morrer, dará muito fruto. Aquele que se agarrar à vida, a perderá; aquele que desprezar a vida neste mundo, a conservará para uma vida eterna. Quem me serve que me siga, e onde eu estou estará meu servidor. Se alguém me servir, o Pai o honrará".

No Evangelho de hoje, Jesus de Nazaré nos fala de sua Paixão e de sua Ressurreição. Pela Paixão chegará a glória. Mesmo destino terá seus discípulos, os de ontem e os de hoje que o seguem. O egoísmo puro destrói o sentido da vida e a dimensão da vida. Quem segue a Jesus sabe que para chegar na salvação terá que passar pela cruz, não há jeitinho brasileiro para isso. Jesus não está pregando um ódio à vida, mas pede que rejeitemos os padrões que o mundo impõe para se viver nos dias de seu tempo e nos dias atuais. Celebramos os martírios de Lourenço e de Frei Tito, que adubaram o chão com sangue, para que a justiça fosse feita aos pobres de ontem e de hoje. Frei Tito dizia que "a Igreja não pode omitir-se. As provas das torturas trazemos no corpo". Acredito que muitos de nós que estamos nas CEBS ainda gritamos e não deixamos a Igreja se omitir, somos perseguidos por isso, todos os dias. Rezemos juntos o poema que Frei Tito escreveu em Paris, a 12 de outubro de 1972: "Quando secar o rio da minha infância, secará toda dor. Quando os regatos límpidos do meu ser secarem, minh'alma perderá sua força. Buscarei, então, pastagens distantes, lá onde o ódio não tem teto para repousar. Ali erguerei uma tenda junto aos bosques. Todas as tardes, me deitarei na relva e nos dias silenciosos farei minha oração. Meu eterno canto de amor: expressão pura de minha mais profunda angústia. Nos dias primaveris, colherei flores para meu jardim da saudade. Assim, exterminarei a lembrança de um passado sombrio".  Amém. Axé. Awiri. Aleluia.

Emerson Sbardelotti

* BÍBLIA DO PEREGRINO. 2.ed. São Paulo: Paulus, 2005.

** Foto de Emerson Sbardelotti

2 comentários:

Max Gasperazzo. disse...

Amigo Emerson. Parabéns por mais uma belíssima dissertação. Grande abraço.

Emerson Sbardelotti disse...

Obrigado Véio Max. Outro abraço.