quarta-feira, 23 de setembro de 2009

"A HISTÓRIA DE CADA UM/A DE NÓS".

CRISMA: UM HÁLITO DE VIDA!

“Então o Senhor modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente”. Gn 2,7.

ROTEIRO 02


“A HISTÓRIA DE CADA UM/A DE NÓS”.

“E a criança tão humana que é divina. É esta minha quotidiana vida de poeta, e é porque ele anda sempre comigo que eu sou poeta sempre”.
Fernando Pessoa


OBJETIVOS

Procurar conhecer um pouco da história de vida de cada um/a dos/as participantes a partir da criação da árvore genealógica.
Valorizar as diferenças e aceitar os limites de cada um/a.
3. Favorecer o clima de integração entre os/as participantes.
4. Motivar os/as participantes para a perseverança e para o compromisso.

MATERIAL SUGERIDO

Fotos dos/as participantes (solicitadas ao final do último encontro; que seja em um tamanho bom para que todos/as possam visualizar e irem identificando-se; se for preciso coloque o nome atrás.), estas devem ser colocadas em círculo ao redor do altar, cangas coloridas colocadas no chão, bíblia, vela, incenso, música de fundo (repetindo várias vezes): Um Certo Galileu – Padre Zezinho, scj.

ACOLHIDA

A equipe que preparou o encontro possa estar meia hora antes do início, recepcionando a todos/as com carinho, sorrisos e abraços. Que todos/as estejam descalços/as (faça um cartaz com a frase bíblica que está em Ex 3,5: “Ele disse: Não te aproximes daqui; tire as sandálias dos pés porque o lugar em que estás é uma terra santa”.) e sejam convidados/as a se sentarem nas cangas, ao redor do altar previamente preparado. Alguém com voz suave e afinada deve entoar um refrão meditativo.

ORAÇÃO

Pai-Mãe da história, da nossa e de todos os povos da Terra.
Abençoa nossos passos e os caminhos que iremos trilhar na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e humana.
Santifica-nos pelo teu Espírito para que possamos dedicar toda a nossa vida a ti, com fez Jesus Cristo, nosso irmão, teu Filho, nosso Senhor. Amém.

DINÂMICA: A ÁRVORE

1º. Passo: Todos/as os/as participantes recebem uma folha de papel em branco, lápis, caneta ou pincel.
2º. Passo: Quem anima, pede para que os/as participantes acompanhem as orientações enquanto desejam. Haverá participante dizendo que não sabe desenhar, não ligue para isso, motive para que todos/as cumpram a tarefa.
3º. Passo: Peça aos/as participantes que desenhem a raiz de uma árvore e coloque aí a data do seu nascimento, o nome do pai, da mãe, do avô, da avó, do irmão, da irmã, do/a melhor amigo/a e de um acontecimento que marcou a vida de zero a cinco anos de idade.
4º. Passo: Peça aos/as participantes que desenhem o tronco da árvore e nele anote a motivação que lhe faz crescer enquanto jovem, enquanto ser humano.
5º. Passo: Peça aos/as participantes que desenhem as folhas, flores e frutos e escrevam os sonhos, as utopias e as esperanças que carregam no peito.
6º. Passo: Peça aos/as participantes que coloquem o próprio nome na árvore e que escolham uma outra árvore (colega), com quem irá partilhar o que foi escrito.
7º. Passo: Depois do cochicho, partilhar no grupo.

REFLETINDO JUNTOS

[Quem anima deverá fazer a ligação da dinâmica com o tema do encontro.]

Quais foram os sentimentos descobertos com esta dinâmica?
O que está faltando na história de cada um, cada uma de nós?
Nossas árvores são frutíferas? Nossas sombras conseguem acolher a quem as procuram?
Cada ser humano é um ser em construção, é um ser diferente dos demais seres e por isso mesmo, se torna tão apaixonante e apaixonado.
Cada ser humano tem a sua missão, mas a primeira missão, a mais importante é se auto-conhecer. Somente quando nos conhecemos em nossa profundidade, no nosso íntimo, é que podemos partir a passos largos em direção ao outro e viver emoções seguras e verdadeiras, com respeito e diálogo sincero.
Buscar na mente o nome de nossos antepassados não é uma coisa muito fácil, pois não temos a prática que possuem os Povos Indígenas do Continente americano, eles lembram de todos os nomes de seus antepassados, pois ao lembrarem conseguem se manter vivos, ao lembrarem entram em sintonia com a Mãe-Terra, e nesta comunhão conseguem tocar em frente as suas vidas. Buscar na mente e no coração o nome e as feições de pessoas queridas que já se foram, nos remetem ao fato de que nossa estadia nesta terra é curto, e por isso mesmo, precisamos viver com sabedoria e dignidade.

CANTO

Minha História – Chico Buarque.

A PALAVRA DO SENHOR

Mt 1, 18 – 25.


Quem anima pode fazer toda a turma viver uma cena teatral desta leitura, aparecem Maria grávida de Jesus, José seu esposo, o narrador e o anjo do Senhor. As falas ficam apenas para o narrador e o anjo do Senhor. Os/as leitores/as (escolhidos com antecedência) procurem proclamar a leitura com suavidade e clareza as palavras. Os personagens acima nada falarão, apenas com o olhar, com o semblante e com gestos serenos.

REFLETINDO JUNTOS II

[Quem anima oriente a refletirem no silêncio. Se for preciso repetir a leitura, que o faça, mas agora com todos sentados em círculo. Depois convidem a todos/as a falarem em uma frase ou uma palavra o que a leitura impulsiona a fazer. Levar os/as participantes a descobrirem o sentido profundo da leitura, as características marcantes de cada personagem. Deixe o tempo livre para a reflexão, valorizando a participação de todos/as.]

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO

Como será a partir deste encontro contada e recontada a história de cada um/a de nós? Acrescentaremos ou tiraremos nomes de nossas árvores? Por que?
O que levamos de incentivador para nossos lares? Como faremos para repetir a experiência do encontro nos nossos lares?

NOSSO COMPROMISSO

O tema de nosso encontro de hoje foi: “A história de cada um/a de nós”. E agora, quando estamos nos despedindo e voltando para nossos lares, como é sentimos o Senhor nas nossas histórias de vida?
Maria disse sim ao Senhor para que Jesus viesse ao mundo e se tornasse o Deus Conosco. José, quis repudiá-la em segredo. Foi preciso a intervenção amorosa do anjo do Senhor, para que ele entendesse o projeto de vida traçado para a humanidade. Como é que cada um/a de nós hoje entendemos este projeto de vida?
Durante a semana poderíamos procurar na Bíblia, precisamente nos Evangelhos, os modelos de projeto de vida que o Senhor indicou por meio de Jesus para o povo de Israel. Depois de identificados, como é que poderíamos atualizá-los para os nossos dias atuais?
E anotar o que descobriu e o que atualizaria numa folha de papel para que possa ser pregada num varal no próximo encontro, e lido por todos/as.

DESPEDIDA

Quem anima se despede e faz despedir com muitos abraços e desejos de uma ida e uma volta sempre na certeza que somos filhos, filhas, amados/as pelo Senhor.
E abraçados em círculo, repetem com voz suave a seguinte oração:

ORAÇÃO A CRISTO
“Nós te seguiremos, Senhor Jesus.
Mas para que te sigamos, chama-nos.
Pois, sem ti, ninguém caminha.
Tu és, com efeito, o caminho, a verdade e a vida.
Recebe-nos como estrada acolhedora,
acalma-nos como só a verdade pode acalmar.
Vivifica-nos porque só tu és a vida”.
Santo Ambrósio (340 – 397 E.C.)



___________________

Este roteiro é para ser usado pelos grupos de jovens e pelas lideranças juvenis que servem à comunidade na Pastoral da Crisma.
O encontro não está de maneira alguma encerrado, pode ser ampliado e revisado. Contudo, peço, que me enviem tais ampliações e revisões pelo email institutocapixabadejuventude@gmail.com
Quando forem usar este roteiro, sempre, citem a fonte.


________________

Emerson Sbardelotti
Estudante do curso superior de Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.
Autor de O MISTÉRIO E O SOPRO – ROTEIROS PARA ACAMPAMENTOS E REUNIÕES DE GRUPOS DE JOVENS. Brasília: CPP, 2005.
Autor de UTOPIA POÉTICA. São Leopoldo: CEBI, 2007.


Os demais roteiros estarão disponíveis no blog do autor:

http://omisterioeautopia.blogspot.com/

e no blog do ICJ- Instituto Capixaba de Juventude:

http://icjinstitutocapixabadejuventude.blogspot.com/

Nenhum comentário: