domingo, 15 de março de 2009

"ESTE É O MEU FILHO QUERIDO. ESCUTAI-O."

ICJ/ES – INSTITUTO CAPIXABA DE JUVENTUDE / ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

NOSSA ESPIRITUALIDADE BÍBLICO-LITÚRGICA


2º. DOMINGO DA QUARESMA – 08.03.2009


“ESTE É O MEU FILHO QUERIDO. ESCUTAI-O.”


“Sei que Deus nunca esqueceu dos oprimidos o clamor. E Jesus se fez do pobre companheiro e servidor. Os profetas não se calam, denunciando a opressão, pois a terra é dos irmãos. E na mesa igual partilha teve ter.” Frei Domingos dos Santos, CD O Canto das Comunidades, Paulinas, 1982.

Para início de conversa


O Evangelho de hoje traz o simbolismo das manifestações de Deus no Primeiro Testamento: a montanha, a nuvem, o trovão. A comunidade de Marcos reflete a identidade profunda de Jesus de Nazaré, o Messias, o Cristo, o filho querido de Deus, e dele nós nos tornamos todos irmãos e irmãs. É a certeza de que o Pai renova seu amor por nós, nós faz experimentar a sua intimidade e nos oferece, comunitariamente, sua força. Hoje, neste Evangelho, ele nos permite contemplar a imagem divina de Cristo, o filho amado e querido a quem somos chamados a escutar todos os dias de nossas vidas.
O tema central deste Evangelho é a transfiguração de Jesus no monte Tabor. Jesus sobe à montanha. A montanha faz o memorial da Primeira Aliança que Deus fez com o povo no monte Sinai. Jesus leva amigos com ele, três daqueles a quem primeiro chamou para serem discípulos: Pedro, Tiago e João. Está em diálogo com Elias, representando todos os profetas do Primeiro Testamento e com Moisés, o representante da Lei. Para os discípulos seria muito mais fácil ficar ali, na glória de Deus em Jesus, mas este desce a montanha, volta para o meio do povo, volta para a realidade. A transfiguração é o sinal, é o final feliz de sua história de vida: a ressurreição. Que os discípulos e a comunidade só entenderam com o passar do tempo.

Contextualizando a vida com o Evangelho do Dia do Senhor – Mc 9, 2 - 10.

A cena da transfiguração está situada no monte Tabor, teologicamente, é o novo Horeb ou Sinai de Elias e Moisés...a profecia e a aliança. Transfigurar significa em grego e em português: trans – formar. É um Evangelho cercado de muitos símbolos: a brancura incomparável das vestes, as tendas e a nuvem, que parecem aludir ao acampamento no deserto, à tenda do encontro e à nuvem do caminho, no trovão a voz de Deus referendando o batismo de seu filho. Este testemunho é a parte central do Evangelho. Versa sobre a pessoa em quem se deve crer, e o ensinamento que é preciso cumprir. A proibição de não falar nada para ninguém é a saída para que possam viver a experiência da transfiguração a partir da ressurreição do Mestre; à luz plena da ressurreição, brilhará a luz provisória da transfiguração.
A partir deste momento, temos um novo início, onde Jesus vai dedicar a maior parte do seu tempo ensinando os seus discípulos o sentindo profundo de seu ministério. Jesus que era incompreendido pelos de fora, sempre sendo acusado de blasfemar, de estar possuído, de ser louco e impuro, tem que repreender a Pedro que não consegue enxergar o anúncio do Reino além das tradições, se tornando Satanás, portanto, é incompreendido também pelos de dentro do seu grupo.
Jesus irá vencer. A transfiguração responde afirmativamente. Seu projeto será o vitorioso pois o Pai deu o seu aval, declarando o filho querido e pedindo que o escutem. A transfiguração é o sinal da vitória de Jesus e do seu projeto.
O comparecimento de Moisés e Elias, vem dar testemunho de Jesus: ele é o libertador definitivo, prometido e prefigurado nos líderes do passado. No final, está apenas Jesus, como única autoridade credenciada. Ele está conosco para nos ajudar a descer do monte e a vencer todo o medo. Ele nos ajuda a descer da cruz os pobres, e todos nós que sofremos de ignorância crônica a respeito de quem é Jesus. Por isso o pedido insistente do Pai: escutai-o.
Existem hoje em dia sinais desta vitória de Jesus na comunidade? É possível transfigurar a vida das pessoas hoje em dia? Qual é a boa noticia que esta Palavra traz para nós? Como esta Palavra pode nos ajudar a viver este tempo de Quaresma?



Emerson Sbardelotti

Autor de O MISTÉRIO E O SOPRO – roteiros para acampamentos juvenis e reuniões de grupos de jovens. Brasília: CPP, 2005.
Autor de UTOPIA POÉTICA. São Leopoldo: CEBI, 2007.
Membro do Grupo de Assessores da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.
Aluno de Teologia do Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo – IFTAV.

Msn: emersonpjbes@hotmail.com
Blog: http://omisterioeautopia.blogspot.com/

Ilustração de Maximino Cerezo Marredo (http://servicioskoinonia.org/cerezo/)

Nenhum comentário: