sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ANÚNCIO QUERIGMÁTICO

CRISMA: UM HÁLITO DE VIDA!

“Então o Senhor modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente”. Gn 2,7.

ROTEIRO 03

ANÚNCIO QUERIGMÁTICO

“Eu vi, eu vi...uma chama se acender...e o coração do meu povo aquecer”.
Zé Vicente

OBJETIVOS

1. Conhecer o Reino de Deus a partir de uma divulgação contínua e incansável da Palavra de Deus, investindo no anúncio querigmático, recomeçando a partir de Cristo para sermos sujeitos da História.
2. Valorizar as experiências de fé e os testemunhos dos evangelizadores e da comunidade cristã, fazendo o Evangelho ser Palavra encarnada na vida daqueles que abraçaram a fé.
3. Favorecer o clima de integração entre os/as participantes.
4. Motivar os/as participantes para a perseverança e para o compromisso.

MATERIAL SUGERIDO
Bíblia aberta. Vela acesa. Incenso. Uma música instrumental de fundo. Cangas coloridas onde todos irão se sentar.

ACOLHIDA

A equipe que preparou o encontro possa estar meia hora antes do início, recepcionando a todos/as com carinho, sorrisos e abraços. Que todos/as estejam descalços/as (faça um cartaz com a frase bíblica que está em Ex 3,5: “Ele disse: Não te aproximes daqui; tire as sandálias dos pés porque o lugar em que estás é uma terra santa”.) e sejam convidados/as a se sentarem nas cangas, ao redor do altar previamente preparado. Alguém com voz suave e afinada deve entoar um refrão meditativo.

ORAÇÃO
Pai-Mãe de bondade, que nos deu Jesus Cristo, que morreu por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia para cumprir tudo o que estava escrito, que apareceu aos apóstolos, amigos e amigas, a todas as pessoas que nele acreditaram e que transmitiram até nós a Palavra e a esperança de fazermos parte da sua herança. Dá-nos coragem no serviço do teu povo, isso te pedimos em nome dele, nosso irmão e Senhor. Amém.

DINÂMICA: O QUE É QUERIGMA?
1º. Passo: No centro, próximo ao altar feito em cima das cangas coloridas, coloque um cartaz com a palavra QUERIGMA. Quem anima, pergunta aos participantes quem já ouviu esta palavra, quem sabe o que ela significa? Dê alguns minutos para pensarem e para que possam responder. Anote-se todas as respostas dadas e coloque-as em folhas de papel para que todos/as possam ver.
2º. Passo: Espalhe ao redor do cartaz com a palavra QUERIGMA algumas folhas de papel com as seguintes frases: “PROCLAMAÇÃO DE UM EVENTO HISTÓRICO-SALVÍFICO”; “ANÚNCIO DE VIDA”; “DAS PROMESSAS, DO REINO E DO MISTÉRIO PASCAL”; “ATUALIZAÇÃO DA IRRUPÇÃO DO ESPÍRITO DE DEUS”; “CHEGADA DO REINO DE DEUS”. Dê alguns minutos para que leiam e reflitam cada uma destas frases. Pergunte: “Qual destas frases, na opinião de vocês é o verdadeiro significado de QUERIGMA?”. Anote todas as respostas dadas pelo participante. Suscite o debate e as defesas de cada resposta.
3º. Passo: Comente as respostas dadas e anuncie a resposta correta: TODAS. Observe como irão reagir ao resultado, pois cada um irá tentar fazer valer aquela resposta pela qual mais se identificou.

REFLETINDO JUNTOS

[Quem anima deverá fazer a ligação da dinâmica com o tema do encontro.]

O que é o Querigma?
É a proclamação de um evento histórico-salvífico e de um anúncio de vida. É o anúncio de que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus, que se fez ser humano, foi morto e ressuscitou para a salvação de todos/as nós. É o anúncio do nome dele, dos ensinamentos, das promessas, do Reino e de seu Mistério Pascal. É anúncio para manter sempre acesa a chama da fé, atualizando a irrupção do Espírito de Deus que transforma a face da terra e dos seres humanos convertendo seus corações.
É a certeza de que na História da gente a salvação é oferecida.

CANTO

Eu vi, Eu vi – Zé Vicente.

A PALAVRA DO SENHOR

1Cor 15, 1 – 11

REFLETINDO JUNTOS II

[Quem anima oriente a refletirem no silêncio. Se for preciso repetir a leitura, que o faça, mas agora com todos sentados em círculo. Depois convidem a todos/as a falarem em uma frase ou uma palavra o que a leitura impulsiona a fazer. Levar os/as participantes a descobrirem o sentido profundo da leitura, as características marcantes do anúncio querigmático. Deixe o tempo livre para a reflexão, valorizando a participação de todos/as.]

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO

Como anunciar de forma eficiente e eficaz no meio da juventude o Mistério Pascal de Jesus?
Como realizar o anúncio querigmático todos os dias de nossas vidas?
O que mais chamou a atenção no encontro de hoje? O que mais preencheu o nosso ser?

NOSSO COMPROMISSO

O tema de nosso encontro de hoje foi: “Anúncio Querigmático”. E agora, quando estamos nos despedindo e voltando para nossos lares, como é sentimos este anúncio em nossas vidas?
Assim como os primeiros apóstolos e as primeiras comunidades se dedicaram em divulgar e em experimentar o anúncio da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, que nesta semana que começa, os participantes possam conversar um pouco com os familiares, amigos e amigas e anotar o que eles sentem sobre o anúncio de Jesus.

DESPEDIDA

Quem anima se despede e faz despedir com muitos abraços e desejos de uma ida e uma volta sempre na certeza que somos filhos, filhas, amados/as pelo Senhor.
E abraçados em círculo, repetem com voz suave a seguinte oração:

CREDO APOSTÓLICO (Ecumênico)

Creio em Deus Pai todo-poderoso,
criador do céu e da terra;
e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor;
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado;
desceu à mansão dos mortos;
ressuscitou ao terceiro dia;
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir e julgar os vivos e os mortos;
creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Universal,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição do corpo,
na vida eterna. Amém.

___________________

Este roteiro é para ser usado pelos grupos de jovens e pelas lideranças juvenis que servem à comunidade na Pastoral da Crisma.
O encontro não está de maneira alguma encerrado, pode ser ampliado e revisado. Contudo, peço, que me enviem tais ampliações e revisões pelo email institutocapixabadejuventude@gmail.com
Quando forem usar este roteiro, sempre, citem a fonte.

________________

Emerson Sbardelotti
Estudante do curso superior de Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.
Autor de O MISTÉRIO E O SOPRO – ROTEIROS PARA ACAMPAMENTOS E REUNIÕES DE GRUPOS DE JOVENS. Brasília: CPP, 2005.
Autor de UTOPIA POÉTICA. São Leopoldo: CEBI, 2007.

Os demais roteiros estarão disponíveis no blog do autor:

http://omisterioeautopia.blogspot.com/

e no blog do ICJ- Instituto Capixaba de Juventude:

http://icjinstitutocapixabadejuventude.blogspot.com/