sábado, 13 de novembro de 2010

CURRICULUM VITAE PASTORALE

Nascido em 13 de setembro de 1972, Vitória – Espírito Santo, durante o pontificado de Sua Santidade Paulo VI, durante o arcebispado de D. João Baptista da Motta e Albuquerque na Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.


Sua atuação sempre foi com Juventude: Pastoral da Juventude, Crisma, Música.

É Agente de Pastoral Leigo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida em Cobilândia, Vila Velha – Espírito Santo.

É professor de História da Igreja e de Espiritualidade Litúrgica na Escola de Teologia João Maria Vianney, na mesma Paróquia, onde assessora as formações para ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.

Faz conferências nas áreas de Espiritualidade e Mística, Juventude, Bíblia e Liturgia.

É autor do livro O MISTÉRIO E O SOPRO – ROTEIROS PARA ACAMPAMENTOS JUVENIS E REUNIÕES DE GRUPOS DE JOVENS, publicado pelo Centro de Pastoral Popular em 2005 (cf. www.cpp.com.br). É apresentado por D. Pedro Casaldáliga – bispo emérito de São Félix do Araguaia – MT.

É autor do livro UTOPIA POÉTICA, publicado pelo Centro de Estudos Bíblicos em 2007 (cf. www.cebi.org.br), apresentado pelo poeta e cantador Zé Vicente.

Começou suas atividades pastorais em 1980, quando fez a Primeira Eucaristia, indo servir na equipe de catequese da comunidade eclesial de base Nossa Senhora do Magnificat. Conheceu a Pastoral da Juventude em 1985, nas comemorações do Ano Internacional da Juventude, no Ginásio Dom Bosco-Salesiano, Vitória-ES. Participou de todas as instâncias da PJ: grupo, paróquia, área pastoral, coordenação arquidiocesana, foi secretário arquidiocesano, e micro-capixaba (as quatro dioceses capixabas). Participou da equipe que elaborou o projeto Momento Novo – projeto de formação de lideranças jovens; o projeto Germinando – projeto de formação para coordenadores paroquiais e de grupos de jovens. Participou da equipe que preparou o DNJ Estadual de 1992: Ouça o Eco da Vida. Reunindo na Prainha em Vila Velha – ES, mais de 30 mil jovens vindos de todas as paróquias do Estado.

De 1993 a 1996 estuda e se forma em Turismo, atuando na equipe de crisma paroquial, assessorando os grupos e as catequistas.

Em 2000 entrou para o grupo de assessores da PJ da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, passando a acompanhar a coordenação da área Serrana.

Em 2004 foi viver uma experiência vocacional junto à congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus no Maranhão, morando na casa paroquial do Monte Castelo com o então padre, hoje bispo de Caxias-MA, D. Vilson Basso, scj; antigo assessor nacional da PJ. No mesmo ano foi morar em Imperatriz do Maranhão, atuando enquanto assessor nesta diocese até o final daquele ano.

Em 2005 publica seu primeiro livro e retoma seus trabalhos pastorais na Paróquia de Cobilândia.

Em 2007 publica seu segundo livro e volta a assessorar grupos de jovens na Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.

Atualmente está cursando o Bacharelado de Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, custeado pela Paróquia de Cobilândia.

Se coloca a disposição para assessorar em qualquer diocese do País, desde que seja dado uma contribuição (um salário mínimo) ou próxima daquelas dadas a outros assessores, as passagens de ida e volta (avião – para locais longe / ônibus – para locais próximos), hospedagem, alimentação, transporte, toda a estrutura (notbook, data show, material de secretaria, material litúrgico, etc) para desenvolver a temática proposta com a antecedência de um mês, para que o material escrito possa ser feito e mandado para o contratante. Mas pode haver um acordo que beneficie tanto o assessor como quem o contrata, pois o mesmo vive de seus livros e das assessorias que faz.

Nenhum comentário: