domingo, 30 de novembro de 2008

LITURGIA EM MUTIRÃO II - CNBB - FICHA O1

FORMAÇÃO LITÚRGICA EM MUTIRÃO II - CNBB
FICHA 01 - 06 DE AGOSTO DE 2007


ESTUDAR PARA PARTICIPAR

Dom Joviano de Lima Júnior,sss
Arcebispo de Ribeirão Preto
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia

Participar e participar bem! Outro não tem sido o objetivo da rede de comunicação que se estabeleceu com o “Liturgia em Mutirão”. Uma iniciativa feliz que tem ajudado muito nossas comunidades a celebrar, com beleza e dignidade, o mistério de Cristo.
O amor aproxima as pessoas. A liturgia é o amor que salva. A liturgia nos envolve, mas o seu grande protagonista é o Senhor ressuscitado, que mediante o seu Espírito, no santifica e nos leva a glorificar o Pai.
A ação litúrgica é um processo participativo que requer conhecimento do mistério celebrado e compromisso com a vivência da fé celebrada.
Os colaboradores do “Liturgia em Mutirão” oferecem temas e sugestões para serem estudados em equipe. A razão disso é muito simples, sendo a ação litúrgica uma experiência de vida partilhada, cada pessoa que toma parte no grupo de estudos é estimulada a comunicar sua vivência de fé na liturgia. Deste modo, o tema proposto, ao iluminar as práticas litúrgicas de nossas comunidades, provoca uma avaliação das mesmas e suscita a criatividade, conforme nos diz o Apóstolo: “Que tudo se faça como convém e em boa ordem”. (1Cor 14,40)
O sucesso do “Liturgia em Mutirão” pode ser creditado à maneira dos seus colaboradores e colaboradoras estabelecerem uma circularidade entre a prática celebrativa na comunidade e a visão teológica e espiritual da liturgia que a Igreja nos propõe. Busca-se, cada vez mais, uma compreensão unitária do mistério de Cristo: a sua encarnação, o seu ministério, sua morte, ressurreição e glorificação, na expectativa da sua segunda vinda.
Com esperança e alegria, prossigamos a caminhada.
Semanalmente, vamos disponibilizar do site da CNBB um artigo de formação litúrgica, preparado com carinho por nossos assessores e direcionado para as equipes de pastoral litúrgica. O texto poderá ser livremente usado pelas equipes, dando atenção às perguntas que estão no final do texto e que servem para aprofundar e aplicar o tema estudado na prática de nossas comunidades.

Perguntas para os grupos:

1. Como estamos valorizando a formação litúrgica em nossas reuniões?
2. Quais os assuntos que mais sentimos necessidade de aprofundar?
3. Quais os assuntos tratados no subsídio Liturgia em Mutirão (I) que poderíamos retomar?
4. Como vamos nos organizar para estudar os artigos do Liturgia em Mutirão (II)?

Nenhum comentário: