quarta-feira, 26 de novembro de 2008

LEITURA ORANTE DA BÍBLIA PARA JOVENS E INICIANTES

LEITURA ORANTE DA BÍBLIA PARA JOVENS E INICIANTES

"As coisas reveladas por Deus, que se encontram e manifestam na Sagrada Escritura, foram escritas por inspiração do Espírito Santo". Concílio Ecumênico Vaticano II - Constituição Dogmática Dei Verbum - sobre a Revelação Divina.

A LECTIO DIVINA

A fé e a vida possuem raízes alimentadas na oração de escuta da palavra de Deus na Sagrada Escritura, chamada Lectio Divina, ou Leitura Divina. No dia à dia da juventude, envolvidos e atraídos pelas imagens e pelos modismos impostos pela mídia globalizada e globalizante, surge uma dificuldade em entrar em contato com o Transcendente, com a Fonte primeira de nossa mística, de nossa espiritualidade, de nossa humanidade.
A leitura dos Salmos (que ficam mais bonitos se forem cantados) e dos Evangelhos são os mais indicados para a realização da Lectio Divina, mas toda a Sagrada Escritura pode e deve ser utilizada também para o itinerário que iremos propor para a Leitura Orante da Bíblia.

Aquecimento

Quando falamos de Leitura Orante da Bíblia não podemos deixar de lembrar de um grande amigo e facilitador deste método que é o Frei Carlos Mesters, OC; que, com vários anos de caminhada dedicados ao Povo de Deus, às comunidades eclesiais de base, ao estudo incansável e apaixonante da Bíblia, ao Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos - CEBI, enfim a realização do outro mundo novo possível; sempre esteve incentivando e se colocando no lugar privilegiado do Reino de Deus: a vida junto e com os pobres. Falar de um método que Frei Carlos ajudou a resgatar e fazer acontecer, e propor uma versão para a juventude e iniciantes se tornou para mim uma grande honra e um grande desafio.
Para escrever este artigo, também me coloquei à disposição da escuta da Palavra de Deus, seguindo alguns passos pré-LOB: Tirei um tempo diário para ouvir a Deus e responder à sua Palavra. Dei preferência a um período de 30 minutos, o que é o desejável. Mas se você não puder, faça 5, 10 minutos, o que lhe for possível. Mas não deixe de ouvir ao Deus da Vida diariamente.
Tomei o texto: Lc 24, 13 - 35, (utilizo as bíblias de Jerusalém, do Peregrino e a TEB) com reverência e invoquei o Espírito Santo. Leia o Texto, de preferência umas três vezes, devagarinho, saboreando cada palavra. Quando se sentir atraído por determinada palavra, pare, não reflita sobre a Palavra, mas mantenha uma posição de Escuta... mantenha-se atento ao que o Senhor lhe quiser falar.Não se trata aqui de refletir sobre a Palavra de Deus. Isso poderá ser feito outra hora, com o objetivo de estudá-la, etc... aqui você se coloca como aquele que está atento à Palavra do Senhor.
Conhecer o contexto do texto que você irá escolher é importante, pois fazer a ponte que une o Primeiro e o Segundo Testamento com os nossos dias atuais é que dará a sensação de que está no caminho certo. Mas não tenha pressa. Escutar o que Deus tem a nos dizer leva tempo e silêncio.


Emerson Sbardelotti
Mestre em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo






2 comentários:

Anônimo disse...

parabéns pelo belíssimo roteiro sobre a Leitura Orante.

Poeta Emerson disse...

Obrigado Anônimo.
Emerson Sbardelotti